Utilizar estratégia para otimizar a leitura de artigos através desses 5 passos, listados abaixo. Seguindo essas dicas, você poderá otimizar sua leitura e facilitar seu trabalho ao escrever um artigo:
1. Passe os olhos
Tenha uma primeira visão geral do texto, sem se preocupar com detalhes. Observe títulos, subtítulos, palavras-chave e data de publicação e tente começar a ter uma ideia dos assuntos e da abordagem do tema.
2. Leia atentamente
Agora, busque identificar o problema do estudo e como ele foi resolvido. Avalie também se a literatura citada é relevante e atualizada, bem como se e as descobertas e reflexões propostas são sólidas. Por fim, identifique se é possível perceber algum viés do pesquisador.
3. Interprete
Chegou a hora de dar mais sentido ao que foi lido.
Ao ler as discussões e resultados, observe questões-chave e novas descobertas.
Dedique um tempo maior a entender cuidadosamente as tabelas e figuras. Em geral, estes elementos ajudam muito a deixar os resultados e conclusões mais claros.
Ao final desta etapa, tenha certeza de que você identificou os pontos principais do artigo científico. Caso contrário, será necessário ler novamente o texto.
4. Faça um resumo
Durante sua leitura, marque e escreva comentários sobre os pontos mais importantes, bem como algumas reflexões que o artigo científico trouxe à sua mente.
Esta estratégia vai ajudar MUITO na hora da escrita pois bastará voltar às suas anotações para ter uma ideia dos pontos a serem referenciados.
5. Faça inferências
Por fim, tenha em mente que nem tudo no artigo está explícito. Você precisa entender as entrelinhas do artigo e possíveis pontos que o autor não se aprofundou.
Para isso, identifique pontos principais do artigo científico buscando expressões como:
– nossa hipótese é;
– propõe-se;
– os dados sugerem;
– surpreendentemente;
– inesperadamente;
– diferentemente de trabalhos anteriores;
– etc.
Fonte: academique.com.br