Área de Concentração: Análise e Planejamento Energético

Área de Concentração: ANÁLISE E PLANEJAMENTO ENERGÉTICO
 
Esta área reúne as linhas de pesquisa, disciplinas e projetos cujo caráter e campo de estudo aproximam-se das ciências sociais aplicadas, buscando realizar análises da perspectiva política, econômica, social, histórica e ambiental, utilizando as técnicas quantitativas e qualitativas.
 
Esta área agrega cinco linhas de pesquisas:
 
a) Linha de Pesquisa: ENERGIA E SOCIEDADE
Estuda os processos de organização e integração da indústria energética, analisando as atividades relacionadas aos suprimentos e aos usos finais da energia. Analisa a organização da produção e apropriação da energia na sociedade, no âmbito dos diferentes sistemas econômicos e sociais. Busca-se compreender, descrever e explicar os papéis e as formas com que os atores envolvidos atuam na estruturação institucional, gestão, regulação e fiscalização das atividades energéticas. Pesquisa as formações históricas da indústria energética, e suas relações com a evolução da produção econômica e o suprimento das necessidades materiais das sociedades. Desenvolve aplicações dos instrumentos de análise da regulação econômica e financeira, bem como de análise política e institucional do setor energético, e instrumentos metodológicos derivados de áreas afins como a economia, administração, contabilidade, direito, ciências sociais, ciências políticas. Trata das dimensões internacionais e geopolíticas da energia, descrevendo os aspectos políticos e socioeconômicos de processos de integração energética regional e global. Investiga as consequências socioeconômicas da inserção de novas formas de energia e os potenciais de desenvolvimento econômico e social gerados. 
 
 
b) Linha de Pesquisa: ENERGIA E AMBIENTE
Estuda os principais aspectos ambientais associados às transformações físicas e químicas dos processos tecnológicos de produção, transformação e uso final da energia. Analisa os impactos ambientais em todas as cadeias de suprimento energético, desde a apropriação primária e suas posteriores transformações e adequações logísticas, até os usos finais. Investiga as metodologias de avaliação ambiental de empreendimentos energéticos, incluindo temas focados nos diagnósticos e licenciamentos ambientais. Analisa os processos de avaliação, gestão e mitigação de passivos ambientais associados à produção, suprimento e usos finais da energia. Analisa as relações entre energia e as mudanças climáticas e avalia as políticas de redução das emissões de gases de efeito estufa. Estuda e avalia critérios de sustentabilidade da produção e uso da energia, bem como os desafios de articulação e de compatibilização das políticas e estratégias energéticas com outras políticas públicas. 
 
 
c) Linha de Pesquisa: FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA
Analisa e desenvolve metodologias para o levantamento de oportunidades econômicas e sociais de aproveitamento das fontes renováveis de energia (hídrica, eólica, solar térmica e fotovoltaica, biomassas) e sua incorporação nas matrizes de oferta energética, tanto em sistemas integrados quanto naqueles isolados e comunitários. Desenvolve o levantamento e mapeamento das energias renováveis no Brasil e no mundo. Discute as estratégias e políticas específicas de incremento dos usos das energias renováveis, destacando potenciais barreiras econômicas e tecnológicas inibidoras, bem como estratégias de superação ou atenuação dessas barreiras. Analisa os empreendimentos com base em fontes renováveis enquanto forma de redução de emissões. Estuda os potenciais aproveitamentos de fontes renováveis encontrados tanto nos meios rurais, como em ambientes urbanos, incluindo o aproveitamento de resíduos.
 
 
d) Linha de Pesquisa: RECURSOS FÓSSEIS
Analisa os aspectos econômicos e sociais da cadeia de suprimento dos combustíveis fósseis, envolvendo as atividades de exploração, desenvolvimento e produção, transporte e distribuição de petróleo, gás natural e carvão mineral. Investiga as implicações políticas, institucionais e estratégicas destas atividades. Desenvolve estudos prospectivos da utilização dos combustíveis fósseis. Identifica as oportunidades de desenvolvimento de campos petrolíferos e gasíferos não convencionais (óleo e gás de folhelho). Investiga o processo da penetração de gases combustíveis em mercados gasíferos não consolidados, articulando a análise econômico-financeira aos aspectos legais na elaboração de contratos de exploração e comercialização.
 
 
e) Linha de Pesquisa: PLANEJAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS ENERGÉTICOS
Analisa alternativas integradas para satisfação das necessidades energéticas, considerando opções de incremento de oferta, racionalização do uso e gestão da demanda. Desenvolve ferramentas de planejamento integrado de recursos energéticos através de modelos integrados quantitativos e/ou qualitativos com focos tanto no lado da oferta como no lado da demanda. Analisa as contribuições das várias fontes energéticas em seus diferentes usos finais. Avalia o desempenho e a inovação em projetos energéticos, incluindo as dimensões de gestão, operação e manutenção. Busca-se, em particular, avaliar e desenvolver procedimentos e instrumentos para a melhor compreensão e a minimização de impactos da integração entre fenômenos críticos da natureza e os sistemas energéticos. 
 
 
 
 
Rolar para cima