NUPPREC recebe a Professora Vivian E. Thomson para palestrar sobre federalismo, lixo, energia e mudanças climáticas – 23/07/2014.
No dia 23 de julho de 2014, a professor Vivian T. Thomson, Professora Adjunta da Universidade de Virginia no Departamento de Ciências Ambientais e Política, deu uma palestra em português e inglês com o tema relacionado ao federalismo, lixo, energia e mudanças climáticas. A Professora Thomson tomou como base da sua palestra os seus livros Garbage In, Garbage Out: Solving the Problems with Long-Distance Trash Transport (University of Virginia Press, 2009) e Sophisticated Interdependence in Climate Policy: Federalism in the United States, Brazil, and Germany (Anthem Press, 2014), e também usou sua pesquisa em andamento sobre o lixo no Panamá e na Alemanha. Ela falou sobre as fortes ligações relacionadas ao lixo, à energia e as mudanças climáticas dos regulamentos recentemente propostos do “United States Clean Air Act” que irá reduzir as emissões de dióxido de carbono provindas de usinas de queima de combustível. Essas regulações envolve os estados integralmente, assim como os quadros políticos de energia e lixo nos Estados Unidos.
Membro do NUPPREC participa de seminário internacional sobre políticas climáticas – 05/05/2014.
No dia 5 de maio de 2014, a Professora Virginia Parente,Vice-coordenadora do NUPPREC/USP, esteve presente no seminário sediado na Fundação Heinrich Böll, em Washington DC. O principal objetivo do seminário intitulado: Interdependência Sofisticada em Políticas Climáticas: Federalismo nos Estados Unidos, Brasil e Alemanha – baseado no livro de mesmo nome da professora Vivian Thomson – foi discutir as políticas climáticas dentro da perspectiva destes três países mencionados. Prof. Parente compartilhou a discussão com outros dois especialistas em regulação: Vicki Arroyo dos Estados Unidos (Diretora da Faculdade de Direito da Universidade de Georgetown), e Rebecca Bertram da Alemanha (Diretora do Programa da Fundação Böll de Meio Ambiente e Diálogo Global). A Prof. Parente fez seus comentários relacionados às políticas e regulações brasileiras sobre mudanças climáticas. Seu foco se baseou no peculiar perfil brasileiro de emissões de CO2, provindas do desmatamento. Ela também destacou os esforços que o país tem realizado para alcançar uma redução significativa nas taxas de desmatamento brasileiras da floresta Amazônica, além de comentar sobre os regulamentos para promover fontes renováveis modernas e tradicionais, como energia eólica e hidrelétrica, dentro do mix de eletricidade do país.
Membro do NUPPREC comparece à 8ª Anual Européia de CAC da Platts e realiza uma apresentação oral na 4ª Conferência Internacional da Coreia em fevereiro de 2014. – 24/03/2014.
Viviane Romeiro, candidata a Ph.D no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo e assistente de pesquisa do NUPPREC participou da 8ª Anual Europeia de Captura e Armazenamento de Carbono (realizada na Belgica) e a 4ª Conferência Internacional da Coreia (realizada na Coreia do Sul) com o apoio do NUPPREC.
As duas conferências reuniram especialistas, equipes de gestão e engenheiros no campo de Pesquisa & Desenvolvimento de CAC, visando promover oportunidades e opções para superar as barreiras para um futuro bem sucedido da tecnologia. Viviane entrevistou alguns especialistas em CAC a fim de juntar dados para a sua dissertação de doutorado, além de realizar uma apresentação envolvendo a politica e regulação de CAC em economias emergentes com foco no Brasil.
Os dados coletados irão complementar sua pesquisa na elaboração de propostas para um quadro regulatório de CAC no Brasil, já que as conferências forneceram um esboço abrangente de assuntos relevantes a serem considerados no projeto de abordagens regulatórias e como questões específicas foram abordadas em projetos de CAC existentes em níveis mundiais.
Membros do NUPPREC organizam um seminário com a Prof. Vivian Thomson para apresentar seu último trabalho: “Sophisticated Interdependence in Climate Policy” – 21/03/2014.
Durante este seminário, realizado no Instituto de Energia e Ambiente, da Universidade de São Paulo, a Profa. Vivian Thomson, da Universidade de Virginia, abordou algumas das reflexões de seu livro mais recente, intitulado: “Sophisticated Interdependence in Climate Policy – Federalism in the United States, Brazil and Germany” – publicado em fevereiro de 2014 pela Anthem Press. Para ela, o Brasil e a Alemanha são vistos como importantes democracias em que se podem encontrar iniciativas importantes para ajudar no avanço da Agenda Climática em outros países, incluindo os Estados Unidos. Mesmo sendo muito severa com o seu próprio país, ao afirmar que a partir Protocolo de Kyoto os EUA podem ser considerados o país mais “fora da lei” em termos dos compromissos climáticos internacionais, ela mostra-se muito lúcida ao reconhecer que existem realidades distintas nos muitos estados e municípios que integram aquele país, ou seja, em seus níveis subnacionais. Para ela, avanços na Agenda Climática dos EUA não serão alcançados apenas pela pressão de cientistas ou da comunidade acadêmica, nem tampouco pela pressão internacional exercida de fora para dentro sobre os EUA. Ela nos mostra evidências de que essa pressão deverá vir debaixo para cima, principalmente, a partir dos cidadãos comuns que irão incorporar novos valores e pelo voto conquistar uma renovação na direção de governantes mais alinhados com esses novos valores.
Membro da NUPPREC é premiada pelo “Prêmio Jabuti” – 28/11/2013.
O Prêmio Jabuti teve a sua 55ª edição realizada em novembro de 2013. A apuração, aberta ao público, ocorreu na sede da Câmara Brasileira do Livro, no dia 17 de outubro de 2013. Já a premiação teve sua cerimônia realizada no dia 28 de novembro de 2013, na Sala São Paulo. Dentre os vencedores se encontra a Profa. Dra. Ana Maria Nusdeo, que recebeu o primeiro lugar na categoria “Direito” da premiação pelo seu livro “Pagamento por Serviços Ambientais: Sustentabilidade e Disciplina Jurídica” da Editora Atlas.
O livro comenta as discussões que envolvem a necessidade da criação de estímulos que possibilitem uma melhor manutenção do meio ambiente. Estímulos financeiros como, por exemplo, as reduções de emissões provenientes de desmatamento e degradação (REDD) que trata basicamente de uma compensação financeira dada aos países em desenvolvimento detentores de florestas tropicais e as comunidades da floresta que consigam reduzir o desmatamento das mesmas, e assim diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Esta e outras políticas são abordadas no livro, assim como suas controvérsias relacionadas tanto à parte burocrática (abordagem diferenciada a grupos diferentes – índios, por exemplo – quais agentes devem prestar o serviço e quais devem pagar por ele, etc.) quanto à parte da implementação dos mecanismos.
A descrição que saiu no catálogo Jabuti pode ser vista clicando neste link
NUPPREC, em parceria com o IEA e o IIASA organizam o terceiro workshop da série “Bio-energy and Carbon Capture and Storage (BECCS): Options for Brazil” – 12 a 14 de junho de 2013.
Nos dias 12 a 14 de junho de 2013 foi realizado, na Universidade de São Paulo, o terceiro workshop de Bioenergy e CSS (BECCS). Os membros do NUPPREC envolvidos neste workshop foram os professores José Goldemberg e Sérgio Pacca. O BEECS tem sido foco de debate entre cientistas e formuladores de políticas como uma opção atraente de mitigação. O evento reuniu muitos especialistas com diferentes formações, considerando perspectivas mais amplas sobre os desafios climáticos e energéticos, e examinando várias opções para BECCS, diferentes estratégias e aplicações para ajudar a sua implantação. O workshop tem ainda exploradas as questões relevantes com base no clima, a biomassa e as políticas de CCS no Brasil (o atual estado-da-arte, planos e metas).
Membro do NUPPREC participa do 2013 IUCN Academy of Environmental Law Annual Colloquium, na Nova Zelândia – 24 a 28/06/2013.
O Professor Paulo Almeida, da Escola de Artes, Ciências e Humanidade da Universidade de São Paulo e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Política e Regulação de Carbono – NUPPREC, participou do IUCN Academy of Environmental Law Annual Colloquium na Universidade de Waikato, entre os dias 24 e 28 de Junho de 2013. O evento foi sediado em Hamilton, Nova Zelândia, e foi apoiado pelo NUPPREC em sua participação do evento que tratou das atualidades sobre Justiça Ambiental, efetividade da legislação e jurisprudência mundial na pós Rio+20. As próximas atividades do NUPPREC incluem a organização de workshops na Universidade de São Paulo e realização de evento paralelo à UNFCCC a ser realizado na Polônia durante a COP-19.
Membros do NUPPREC realizam II Working Group on Carbon Emissions Policy and Regulation – 29/05/2013.
O evento aconteceu na Faculdade de Direito da USP, no dia 29 de maio de 2013 e contou com a participação dos professores José Goldemberg, Ana Maria Nusdeo, André Simões, Emilio Lebre La Rovere, Paulo Almeida e Nathan Hultman, todos afiliados ao NUPPREC. Nesta segunda edição do Working Group on Carbon Emissions Policy and Regulation, pretendeu-se avançar na mesma linha de discussão sobre políticas e regulações existentes trabalhados na primeira edição, além de discutir também sobre as novas propostas que estão sendo consideradas em regiões geográficas que estão na vanguarda das políticas climáticas no Brasil e no exterior.
Membros do NUPPREC realizam, em parceria com o World Resources Institute – WRI, o Seminário sobre Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Cidades – 23/05/2013.
O seminário ofereceu a oportunidade aos especialistas de conhecer a metodologia do Programa GHG Protocol do World Resources Institute, que possui objetivos como o de desenvolver uma metodologia harmonizada de contabilização e reporte de emissões de EE de cidades e comunidades, além de compartilhar experiências referentes ao tema de inventários de GEE. O evento ocorreu no dia 23 de maio de 2013, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP) e contou com a participação dos professores José Goldemberg e Sérgio Pacca, além da participação da doutoranda Viviane Romeiro.
Membros do NUPPREC realizam o I Working Group on Carbon Emissions Policy and Regulation – 07/03/2013.
No dia 7 de março de 2013, o projeto Núcleo de Pesquisa em Política e Regulação de Carbono (NUPPREC) da Universidade de São Paulo (USP) realizou um evento que visava explorar o regime internacional de mudanças climáticas e seus desafios futuros. O principal objetivo foi fomentar a discussão sobre como os formuladores de políticas poderiam criar melhores políticas públicas para combater eficazmente as alterações climáticas tanto em nível global quanto local. O evento contou com a participação de 4 membros do NUPPREC, além de professores de faculdades estrangeiras.
Membros do NUPPREC participam da COP-18 – 26/11 a 08/12/2012.
Cinco membros do Núcleo de Pesquisa em Política e Regulação de Carbono participaram da 18ª Conferência das Partes (COP-18) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima e da 8ª sessão da Conferência das Partes servindo como Reunião das Partes do Protocolo de Quioto. O evento foi sediado em Doha, no Catar, entre 26 de novembro e 08 de dezembro. Os Professores Virgínia Parente e André Felipe Simões e a doutoranda Viviane Romeiro são afiliados ao Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, e foram apoiados pelo NUPPREC para participarem da conferência. Dois membros associados do Núcleo também participaram da COP-18: Professor Emílio Lèbre La Rovere, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Professor Nathan Hultman, da Escola de Políticas Públicas da Universidade de Maryland. Próximas atividades do NUPPREC incluem a organização de dois workshops na Universidade de São Paulo no primeiro semestre de 2013 e também submeter um evento paralelo à UNFCCC a ser realizado na Polônia durante a COP-19.
Membro do NUPPREC participa de Conferência internacional em tecnologias para mitigação de gases de efeito estufa – 18 a 22/11/2012
Viviane Romeiro, doutoranda em energia na Universidade de São Paulo e pesquisadora assistente do NUPPREC participou recentemente da International Conference on Greenhouse Gas Technologies (GHGT), no Japão, apoiada por nosso centro. A conferência do GHGT é realizada a cada dois anos e é reconhecida como uma das principais conferências sobre tecnologias para mitigação de gases de efeito estufa, integrando especialistas, políticos e profissionais de empresas para discutirem os desafios e oportunidades para a tecnologia de captura e armazenamento de carbono (do inglês, Carbon Capture and Storage – CCS).
Viviane retornou do evento no exterior muito entusiasmada com sua experiência. Em sua opinião, o evento expandiu consideravelmente seus conhecimentos no tema e desempenha um papel fundamental na troca de experiências sobre CCS e no contato com pesquisadores de outros países. A pesquisadora recomenda que pesquisadores interessados no tema participem da próxima edição, a qual ocorrerá em 2014 no Texas, nos Estados Unidos.
Na área de CCS, Viviane também participou de dois cursos internacionais dedicados a doutorandos e pesquisadores para aprimorarem seus conhecimentos em questões concernentes à CCS, como seguem: Research Experience Carbon Sequestration (RECS Program), patrocinado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos (US DOE), e o curso de verão em CCS da IEAGHG, patrocinado pela Agência Internacional de Energia (IEAGHG R&D Programme). Mais informações encontram-se disponíveis em www.ieaghg.org/index.php?/20091223124/summer-school.html.